sábado, fevereiro 17, 2007

Um amigo? Sim, Obrigada

amigo da onça
o roque e a amiga
amigo de infância
amigo colorido
amigo do peito
um ombro amigo
uma palavra amiga
amigo de Peniche
o melhor amigo
com amigos assim...
um livro é um amigo
o cão é o melhor amigo do Homem
.
No que diz respeito à amizade o conceito faz lembrar a frase feita sobre a farmácia e deixa um largo espectro à noção de relatividade. Por isso é tão recorrente em provérbios, frases feitas e expressões idiomáticas, a mostrar que os amigos não só são para as ocasiões, mas que também há amigos para todo o tipo de ocasiões.
Falávamos há alguns meses que as amizades que se pretendem duradouras têm de ser cuidadas como quaisquer outros laços pretensamente mais importantes. Não me lembro de ninguém que tenha sido feliz sem amigos.
E por isso dizias ontem que não havia nada de fantástico na tua vida agora mas que te estavas a divertir muito, entre risos, copos quase vazios, pés cansados e muita anca requebrada.
.
«Ficas para sempre responsável por aqueles a quem cativas»*.
.
* O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry

1 comentário:

Nuno Leao disse...

Que quer dizer “cativar”?
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa “criar laços...”

Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...