sábado, maio 27, 2006

Luz

E, de repente, surge uma luz ao fundo do túnel. Como sabe bem ter pé na água...

quinta-feira, maio 18, 2006

O caminho faz-se a andar...

«Caminante, son tus huellas
el camino y nada más;
caminante, no hay camino,
se hace camino al andar.

Al andar se hace camino
y al volver la vista atrás
se ve la senda que nunca
se ha de volver a pisar.

Caminante no hay camino
sino estelas en la mar... »

(Excerto do poema "Cantares" do espanhol Antonio Machado y Ruiz.)

quarta-feira, maio 17, 2006

Ruídos da semana

Ouvi num filme (talvez série) português uma frase que se me assomou como uma tomada de consciência das fotocópias psicossociais em que todos nos tornamos, ou nos vamos tornando, com maior ou menor resistência:
.
«Já não sei quanto de mim é invenção dos outros
.
Será que alguém sabe onde começa e onde acaba? O que mudou porque quis e o que mudou para se moldar? Será que alguém muda porque quer?

domingo, maio 14, 2006

Quanto é que eu lhe paguei?

Este fim de semana fui a uma inauguração de um espaço nocturno. Quer dizer, uma remodelação: uma casa fez uma cura de sono durante alguns meses (ou nao?) e foi reaberta ao público nos mesmos moldes em que funcionava antes e exactamente com o mesmo nome.
Entre pitas, peruas, e toda a moldura humana que me parecia tão familiar (é ridículo, mas eu até me atrevo a pensar que os clientes são exactamente os mesmos de outros espaços da região, alguns entretanto cerrados, para férias, talvez...), como eu dizia, entre as criaturas do costume, lá andava uma câmera a cirandar, com uma wanna-be-a-jornalista de rojo, a tentar localizar os (mais) colunáveis, tendo pelo caminho de se desviar dos distintos senhores que durante a noite se pavoneavam com algumas amigas, que a mulher, em casa, julga ser os amigos do bilhar.... E eis que a menina decide perguntar ao gerente qual o segredo para uma casa funcionar, ao que ele responde eticamente 'trabalho', e como ter gente bonita na casa, mas nesta questão o senhor decidiu descer do salto: 'é fácil, paga-se!'.
Juro que pensei que, a seguir, a pergunta seria do gerente para a aprendiz de pivot: 'por falar nisso, quanto é que eu lhe paguei?'